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Arapiraca, AL, Brazil
Professora de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, Educadora Ambiental, Filha, Esposa, Amiga, Mãe, com Licenciatura Plena em Ciências/Matemática (UNEAL) e Especialização em: Formação de Professores na Ação Docente (UFAL), Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL),Cursando Gestão Educacional (UFAL). Formação de Professores em LIBRAS. Gosto muito de Matemática, Psicologia, Natuterapia, Leitura em geral e tudo que seja relacionado a Filosofia de Vida.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Educação Ambiental: "Laboratório Vivo" - para a sustentabilidade.





  • Resumo do Projeto: 
Atualmente, a prática educativa visa promover simultaneamente a articulação de habilidades e competências voltadas principalmente para o desenvolvimento sustentável, coerentes com a realidade que cerca o educando, reduzindo os impactos causados pela desinformação, pobreza, fome e marginalidade, tão presentes em nosso século, visto que: “os meios de comunicação se encarregam de agravar as tensões sociais existentes, promovendo e difundindo elevadas aspirações de consumo supérfluo que vêm alimentando a violência urbana e a ascensão social baseada em atividades ilícitas (Aspásia Camargo. ‘Agenda 21 brasileira – a utopia concreta’ – Folha de São Paulo, 08 março/2000)”; e em contrapartida desenvolvendo valores que orientam a vida humana, incluindo ideais de cooperação, solidariedade e justiça social. Nesta perspectiva, estamos propondo a realização do projeto Educação Ambiental: “Laboratório Vivo”- para a sustentabilidade. Objetivando promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional, o que do ponto de vista da alimentação, estimulará o melhor aproveitamento e reaproveitamento de alimentos, e ainda a produção e o cultivo da horta, que auxiliará na economia das famílias e valorizará o aluno do campo, que representa uma quantia significativa entre nossos educandos; estimular o trabalho pedagógico dinâmico, participativo e prazeroso; proporcionar descobertas; integrar os diversos profissionais da escola por meio de temas relacionados às questões apresentadas; substituir sacos plásticos de lixo por “lixeiros” feitos de pneus usados, ocorrendo a premiação de uma sacola de pano (útil nas compras ao supermercado) para os dispostos a tal mudança; coletar o lixo orgânico na comunidade (para a compostagem); reafirmando com isso que “a história não é feita de indivíduos, ela é socialmente feita por nós todos e a cidadania é o máximo de uma presença crítica no mundo da história por ela narrada (Paulo Freire).”,  e através da ocupação dos espaços ociosos e tratamento do lixo, minimizar os focos de multiplicação do mosquito Aedes aegypty, vetor da Dengue (doença que tem causado transtornos  e sofrimento em nossa comunidade). Para tal, intensiona-se ampliar o conceito de espaço pedagógico tão restrito hoje à sala de aula, propondo o contato com o mundo real utilizando a horta escolar, ervas fitoterápticas, pomar, jardim, compostagem, minhocário, reciclagem e sensibilização e conscientização do aluno e da comunidade escolar sobre a gravidade dos problemas geradores de tragédias que estão sendo constantes em relação às questões ambientais, como temas geradores de discussões inter, multi e transdisciplinares. Tais atividades serão realizadas em etapas previstas no cronograma de ações, extensivo a todo o ano letivo de 2010 e provavelmente nos anos subseqüentes.




 Palavras-Chave: Laboratório Vivo; Sustentável; Economia familiar; Reciclagem; Mosquito Aedes Aegypty; Valores; Lixo; Temas geradores de discussões.

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